quarta-feira, maio 25, 2005

Promessas...

Não fui votar nas últimas legislativas! Razões... logísticas!
Mas cada vez tenho menos vontade de o fazer...

Aos políticos digo apenas que não têm de ser sérios, têm também de o parecer, tal como a mulher de César!
O buraco está lá! Ponto! Incontornável! É urgente tomarmos medidas para o controlar/minimizar... essas medidas têm de nos envolver a todos, cidadãos comuns, trabalhadores, empresários... O IVA é sem dúvida o imposto mais justo! Porque que compra (tem dinheiro!) paga, quem não compra (não tem dinheiro) não paga!... É justo... É também o mais fácil de aplicar e o que resultados mais rápidos trará! Agora será mesmo assim?!...

Os políticos querem fazer querer que o buraco foi culpa deste ou daquele, sabendo nós cidadãos, que se tem vindo a arrastar e vai continuar... qual é a surpresa?! Eles não estão "lá" todos os dias, ora no governo, ora na oposição?! Há montes de anos?!... Os "buracos" aqui e ali nos orçamentos e deficit's, são como os buracos nas estradas... Aparecem devagarinho, aos poucos... a malta só grita quando lá cai uma roda!
Ou seja, são pouco sérios... em vez de claramente tentarem resolver os problemas querem sempre tirar proveitos políticos, imputando as razões aos governos anteriores... esquecendo-se que normalmente os anteriores aos anteriores, são eles próprios!
Se não sabem fazer melhor... vão embora!

Voltando ao IVA... um aumento deste imposto, não trará ainda mais peso às já apertadas e cada vez menos empresas deste país?! Não irão comprar produtos, matérias-primas mais caras, encarecendo o preço final na produção, tornando-se ainda menos competitivas?
Quem vai pagá-lo sempre? O consumidor final! Nós!... Sabendo historicamente, qual o nosso comportamento, não haverá maior propensão à fuga, tentando cada vez mais haver uma compra aos produtos sem IVA?! Claro!

Onde estão as medidas que poupem as pequenas empresas do sufoco, originando produção, empregos e aumento óbvio de consumo?
Onde estão as medidas de apoio às famílias com mais de 2 filhos que têm na prática de pagar mais impostos, apesar de deverem ser protegidas, uma vez que a população está envelhecida?
Onde estão as medidas que reduzam efectivamente a despesa pública? Todos nós temos experiência de ir a repartições públicas... eles são muitos? Estão lá a coçar a barriga?! Não! Muitos deles estão mesmo atulhados em trabalho... são é pouco eficientes e principalemente pouco eficazes... na medida em que estão mal organizados... e com Sistemas de Informação ineficientes...
Onde estão as medidas que tornem a vida no interior atractiva de modo a acabar com as migrações para as grandes cidades, fazendo aumentaros custos por Km2 de estrada e m2 de habitação?...
Onde está o choque tecnológico, quando continua a haver populações abandonadas no interior, com bastante potencial, que poderiam ser de um certo modo activas, criando empresas e postos de trabalho, em vez de pesos para o estado?
Onde estão os bons políticos?! Ah! Estes sei! Estão no sector privado a ganhar belos ordenados e gerindo empresas com belos resultados! Quererão eles ir para o poder?! Não... claro... para quê?

Desculpem qualquer coisinha...
... mas não suporto a mentira...
E dá-me ideia que aquilo que se vai passar nos próximos tempos, nada tem a ver com várias coisas que ouvi em tempo de campanha!...

Continuam a fazer de nós parvinhos! Mas não somos... a corda vai partir! E qualquer dia não será para o lado mais fraco!