sexta-feira, outubro 14, 2005

15, 30, 40, jogo!

Via no passado fim-de-semana um jogo de ténis pela televisão, quando me pûs a pensar na razão daquelas pontuações.. 15, 30, 40 e jogo!
Fui fazer uma busca na net e encontrei várias curiosidades...
Já repararam que no ténis um jogador pode ganhar um jogo apesar de fazer menos pontos?! O mesmo pode acontecer noutros jogos tipo, ténis de mesa e voleibol. Além disso alguns pontos valem mais do que outros!...

Não consegui perceber exactamente a justificação da pontuação, mas aparentemente aparece de um jogo muito popular dos séc. 12 e 13 na Europa Central, praticado com uma bola e com a mão, com um adversário e separados por um obstáculo. Ao jogá-lo usariam o sistema de medição que conheciam, ou seja, o círculo, as horas e o sistema sexagesimal.

Assim, dividindo um círculo em 4 teríamos 15, 30, 45 e 60. Esta teoria defende que cada jogador teria de ganhar 3 jogos (sets).
O valor 45 por comodidade teria sido abreviado para 40 (não percebo porque não abreviaram também o 15!).

Os termos "deuce" e "love" derivam respectivamente do francês "deux" (2 pontos de vantagem) e "l'oeuf" que significa nada (também pode ter origem na frase "neither for love nor for money", ou seja, por nada).