sexta-feira, janeiro 28, 2005

Portugal no seu melhor II

Esta situação foi-me contada na primeira pessoa hoje de manhã! Com a respectiva autorização do interveniente, não resisti em publicá-la e partilhá-la!

Aventuras de um jovem apanhado em excesso de velocidade em Angra do Heroísmo (mas a acção passa-se no Continente!):

Hoje, quando fui (tentei!) pagar a "coima"...(notificado a 14/jan. Prazo: 20 dias seguidos)

9h30m: via Internet "O auto já não se encontra a pagamento"
9h33m: no multibanco "O prazo de pagamento foi ultrapassado"

Pego no carro e vou à Divisão de Trânsito da PSP.

9h43m: ponho 0,15€ no parquímetro e lá vou eu. "Isso tem de ser nos serviços Direcção Geral de Viação (DGV), ali ao pé do ........... Sabe onde é?" - "Sim, sei. Obrigado"
9h52m: entro na DGV e, claro, tiro uma senha. O segurança informa para eu aguardar um pouco pois a funcionária está lá para dentro. 2min depois aparece uma senhora e, introduzindo o nº do auto no sistema, o resultado é nulo. "Não temos ligação informática aos autos das ilhas . Tente pagar nos CTT"

Lá vou eu outra vez...

10h01m: entro nos CTT
10h11m: a funcionária que me atende digita o nº do auto e o sistema devolve "Número incorrecto", ou algo similar. Depois de tentar mais umas vezes, diz-me que o melhor é passar na DGV, mas da Loja do Cidadão.
10h23m: entro na Loja do Cidadão e sou prontamente atendido, mas... "Não temos acesso à base de dados dos autos e é estranho a minha colega também não ter pois a base devia ser nacional... (pois devia, mas também devia ter sido possível pagar no multibanco, penso eu de que...)
Peço então que contacte os serviços dos Açores para perguntar o que devo fazer. Como não tem lista à mão vai ver à net. Passados 5min pede ajuda a um colega. Eu entretanto, já que ali estou, vou às finanças comprar os impressos do IRS. 2 min depois sento-me novamente à mesa da DGV.
"O sr. está com pressa?" "Quer dizer... veja lá se me consegue ver isso que eu aguardo."Então ele pesquisa: "Coordenador dos Transportes Terrestres" "Direcção Geral dos Transportes Terrestres" "Director dos Serviços de Viação e Transportes Terrestres" ... e lá consegue um telefone!!!!"Está aqui o nº, ligue para lá." "Ok, obrigado."
Ligo para lá (Direcção dos Serviços de Viação): "Bom dia, eu estou a ligar de ........... e tenho aqui um auto para pagar..." (sou interrompido) "Já sei! Não consegue pagar em lado nenhum, não é?", " ", envie-me um cheque à ordem de Fundo Regional de Transportes com cópia do auto e o seu endereço que eu mesma faço o depósito e envio-lhe o comprovativo." -

E penso eu, então agora nem sabem o meu endereço? Como é que eu recebi o auto??!!

O que acho "piada" aqui?

1. A quantidade de funcionários por onde isto passou sem sequer haver uma ideia de como resolver o problema.
2. A falta de coordenação entre os serviços e falta de interligação de bases de dados (e o outro a querer fazer um Plano Tecnológico!... Devia ser era um Choque!...)
3. O facto de o funcionário da Direcção dos Serviços de Viação atender o telefone dizendo "Já sei! Não consegue pagar em lado nenhum?!" revela que a situação não é pontual!... Mas tá tudo bem como é costume...
4. ... é só enviar o cheque que depois devolvem o comprovativo de pagamento!....
5. Se o sistema é só falhas quem garante que isto não vai dar para o "torto"?!

Boa Sorte Darkmoon e obrigado por deixares partilhar este episódio!